quarta-feira, 7 de maio de 2008

Resumo do Capítulo 6 do livro: "Eventos: Como criar, estruturar e captar recursos"


Resumo do Livro Eventos do Capítulo 6:
Planejamento da Venda

Ter um bom planejamento é sempre importante, até mesmo para o sucesso na venda de determinado projeto de evento. Com isso, algumas fases devem ser incluídas assim como: treinamento, elaboração de material de apoio e desenvolvimento do plano de ataques.
Treinamento
Contudo, o vendedor de determinado projeto de eventos, parte logo para a negociação, quando têm a lista de possíveis investidores, dentre outros para concretizar sua venda.
Experiência na aquisição de patrocínio
Para que obtenha um sucesso maior nas vendas, é necessário que tenha uma experiência na aquisição de patrocínio, até porque, quem nunca patrocinou eventos, enfrentará grandes problemas.
Estudo do mercado de eventos
O mercado deve ser de conhecimento de todos, até porque, é algo fundamental para entrar no ramo de negócios, e também, para quem deseja vender um projeto.
Estudo do Projeto
O vendedor deve ter um domínio do projeto, e ter muitas habilidades naquilo que faz, ou seja, ter um conhecimento aprofundado a respeito do projeto elaborado. Para que, este seja vendido com sucesso, é necessário conhece-lo muito bem.
Elaboração de Material de Apoio
O projeto de determinado evento, uma vez que é estruturado, o promotor deve proceder à elaboração de um documento que o apresente de forma profissional, abrangente, pormenorizada e por fim, bastante convincente. Assim alguns documentos devem ser apresentados como: impresso redigido em softtware para texto; slides ou outro softtware; folheto elaborado; e uma revista própria.
O formato escolhido independe, deve ser algo sucinto e suficiente, em que deve conter: apresentação institucional da empresa; conceito do evento; dados que justificam o evento; público-alvo e perfil dos convidados; formato do evento; cotas de patrocínio, benefícios e valores; dentre outras.
Apresentação Institucional da Empresa Promotora
Este, deve obter toda a história da empresa, em que deve ser apresentada em poucos parágrafos, só para que tenha conhecimento. A empresa apresenta o que ela está apta a executar o evento proposto de forma primorosa. No caso de empresa nova, devem recorrer a recursos a respeito do motivo da abertura do negócio elaborado.
Conceito do Evento
Este é realizado após a apresentação da empresa e de sua história, definido quando da elaboração do projeto. Em que, deve conter: tema central; missão; objetivo principal do evento; objetivos secundários; e, o público-alvo.
Dados que justificam o Evento
Os dados que foram de apoio ao promotor do evento, em determinado processo de geração, seleção e de teste de idéias, também podem ser apresentados aos patrocinadores, como forma de comprovação a relevância do evento. Contudo, a empresa promotora pode também, realizar uma pesquisa própria, para comprovar a importância do evento, em que, deve ter credibilidade.
Público-alvo e Perfil dos Convidados
O público-alvo, deve ser feita uma apresentação, bem rápida, do perfil e das características dos participantes a serem convidados. Agora, no caso de eventos corporativos, o promotor do evento pode fornecer uma lista de convidados que deve ter: tudo sobre a empresa; tudo a respeito dos profissionais; e por fim, algumas outras informações pertinentes.
Formato do Evento
É necessário que o patrocinador se sinta dentro de determinado evento, para que também haja uma possibilidade de divulgação da marca. Com isso, este formato deve conter os seguintes aspectos: tudo sobre o local; a data; as atividades; palestrantes; e por fim, o programa.
Cotas de Patrocínio, Benefícios e Valores
As cotas desse tipo de patrocínio deve conter os seguintes: benefícios oferecidos; número de cotas, valor de investimento e condições de pagamento; condições de pagamento (parcelado, com reserva antecipada), (parcelado à vista, com desconto), (duas parcelas iguais, sendo a primeira na assinatura do contrato e a segunda após o evento) e, (parcelando, conforme negociação dos prazos); construção de uma proposta única de valor (capacidade de ouvir), (flexibilidade), (criatividade), (estrutura financeira) e, planejamento comercial.
Outras informações que fazem toda a diferença
As relações entre participantes e patrocinadores devem ser definidas como: participantes confirmados; patrocinadores confirmados (perfis semelhantes), (empresas concorrentes) e, empresas parceiras). Contudo, as empresas devem também divulgar os seus patrocinadores, desde que tenham ficado satisfeitos com sua participação, em que serão questionados pelos interessados pelo assunto.