quarta-feira, 12 de março de 2008

EVENTO: Palestra “A política de participação em eventos da Secretaria de Turismo de Minas Gerais”

Missão:

Promover a integração de graduandos e professores, da Escola Superior de Turismo PUC-Minas, com o mercado de trabalho, através do repasse de informações institucionais, ligadas à Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, sobre a área de eventos, levando aos futuros profissionais o conhecimento sobre a perspectiva mercadológica do setor público e sua atuação no setor de eventos.

Objetivo geral:

- Promover a integração dos graduandos de Turismo da PUC-Minas com o mercado de trabalho, através de uma perspectiva institucional.

Objetivos específicos:

- Levar até os alunos e professores de Turismo conhecimentos relativos à atuação do setor público no mercado;

- Auxiliar na formação de profissionais de turismo competentes e aptos para a atuação no mercado de eventos.


Palestra “A política de participação em eventos da Secretaria de Turismo de Minas Gerais”

Palestrante: Daniel Marques

Formação: Graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e em Turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva. Mestrando em Turismo pela Universidade de Brasília.
Atua há cinco anos como Diretor de Eventos da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.

Programação:

Dia 23/04/2008

Horário: 20:30h
Credenciamentos dos participantes

Horário: 20:50h
Apresentação da Palestra com integrantes do Grupo Sentidos

Horário: 21:00h
Início da Palestra

Horário: 21:50h
Espaço para perguntas do público

Horário: 22:20h
Encerramento

Resumo do Capítulo 2 do livro: "Eventos: como criar, estruturar e captar recursos"

ESTRUTURAÇÃO DA IDÉIA DE UM EVENTO EM PROJETO

Determinaçao do conceito de evento
O conceito de evento abrange tres itens; tema central, missao e objetivos.
Tema central
O tema cetral é o próprio titulo do evento ou seja, sua descriçao mais elaborada. A escolha do titulo deve ser feita com muito cuidado, pois é nela que faz com que seja garantia de sucesso.
Missao
Todo evento tem sua razão de existir. que é expressa por meio de sua missão, que deve ser capaz de traduzir, em poucas palavras o seu propósito e a sua contribuiçao para o mercado. A correta definiçao e a divulgaçao da missao do evento é fator crucial para o seu sucesso.
Objetivos
Definir objetivos significa saber o que se pretende de resultados quantitativos e qualitativos. Mas além de definir os resultados esperados pelo promotor, é preciso definir também os objetivos esperados pelos patrocinadores.A seguir, analisemos os objetivos sob o poto de vista do patrocinador.
Objetivo principal
O evento tem como principal propósito:
* o relacionamento
* a divulgaçao da marca; ou
*a execuçao de negócios e vendas
Objetivos secundários
Além do objetivo principal que está diretamente relacionado com as estratégias e os planos de marketing do universo dos patrocinadores temos os objetivos de forma secundaria. Para isso, o promotor abrirá oportunidades de investimentos,atraindo outras empresas que se interessem pelos seus objetivos específicos, e nao somente as de maior potencial de investimento.
Identificaçao do público-alvo e do perfil dos convidados
Definir o público-alvo é decidir quais empresas ou pessoas de diversos segmentos, regioes geográficas e perfis serao convidadas a participar do evento.
O público-alvo de um evento corporativo costma ser mais específico. Sua definiçao é composta por:
* expectativa e objetivo do número de empresas participantes;
*segmentaçao das empresas convidadas;
*expectativa e objetivo do número de profissionais participantes;
*segmentaçao dos profissionais convidados.
A definiçao do público-alvo de um evento direcionado a pessoas físicasé composta por:
* expectativa e objetivo do número de participantes;
*segmentaçao de convidados;
* expectativa de audiencia durante o período de divulgaçao e transmissao do evento.
Escolha do formato do evento
No entanto, que vem a ser identificado o público–alvo, para a realização de um evento, é possível e principalmente necessário que se faça um formato que melhor se adapte a estes. E este formato pode vir a ser identificado por: data; local; atividade e programa.
Escolha da data
Para que se obtenha um grande sucesso na escolha da data para a realização de um evento, deve-se seguir alguns critérios: pesquisar datas comemorativas; pesquisar eventos concorrentes; considerar dias da semana mais apropriados; considerar datas de fechamento de vendas; e, a sazonalidade (que é a empresa vir a amadurecer com o tempo, com a venda de seus produtos).
Definição do local
Algo decisivo para que determinado evento tenha sucesso, em relação as vendas de patrocínio e da realização do evento, é a escolha do local, que é muito importante. Com isso, o promotor tem o dever de escolher um local adequado para a realização do evento e ter a garantia que o mesmo, poderá ser realizado naquele local.
Além disto, o promotor deve averiguar se o local tem a “cara” do evento, que é analisar se é fácil o acesso para o público-alvo, ou se a região geográfica "combina" com os níveis socioeconômicos dos convidados. Analisar se a infra-estrutura do local suporta a realização do evento, a qualidade dos serviços oferecidos, a capacidade e a infra-estrutura física do local. Entretanto, deve se considerar se o local condiz com o orçamento disponível, considerando também a análise da arrecadação financeira total para o evento e a proporção que o local representa desse montante, a importância do mesmo, entre outros ítens que fazem com que este seja um sucesso de realização.
Atividades
Assim como o local deve ser escolhido de acordo com a proposta do evento, há também vários formatos de atividades e possibilidades que devem ser definidas com a mesma proporção. Contudo, as atividades devem variar de acordo com o objetivo do evento, como por exemplo: a meta for o relacionanmento, as atividades devem gerar interação entre os convidados; se o abjetivo for as vendas, elas devem promovê-las; e, se for a exposição da marca, elas devem estar mais voltadas poara a possibilidade de o patrocinador expor sua empresa e seus produtos de forma eficaz, e mais produtiva mediante os convidados.
Dentre os tipos de atividades destacam-se as palestras, reuniões, ações sociais, culturais e de entretenimento, estandes para exposição e vendas, dentre outros.
Programa
O programa do evento deve ser definido através de alguns requisitos, tais como: dias de duração; horários de início e término; horários de início e término de cada palestra e atividade; palestrantes e pequeno histórico de cada um deles; resumo de cada palestra com tópicos-chave; sala ou ambiente onde será apresentada cada atividade ou palestra, inclusive com mapa de acesso; horários e locais das refeições; atividades paralelas como passeios atividades esportivas, excursões, dias livres, etc.