segunda-feira, 19 de maio de 2008

Resumo do Capítulo 9 "A Avaliação do Evento"

Cada evento deve ser sempre avaliado, portanto todo empreendimento, principalmente se exige grande aporte de verbas, em que requer atenção especial para avaliação do mesmo. Contudo, esse tipo de avaliação, tem interesse de várias categorias de profissionais que disputam para o sucesso do evento, em que engloba algumas pessoas assim como, o promotor, o responsável pelo seu planejamento, organizações, dentre outros, que nestes, terá o propósito de provê-los de um feedback a respeito dos trabalhos e se for o caso, aperfeiçoa-los.
Contudo, o promotor de determinado evento, deve saber se tal investimento teve retorno desejado, mas avaliando se foi conforme os seus objetivos, que não são os mesmos do promotor do evento. Com isso, quanto mais claros e mais explícitos forem estes objetivos, terá uma facilidade para a avaliação final do evento.
Então, surge uma lista de objetivos que tal promotor deve obter com um patrocinador seus objetivos genéricos e específicos, essas podem ser apresentadas através de um check-list que mostra os objetivos de cada um. Esse tipo de check-list que foi sugerida para esse tipo de avaliação, mostra uma leitura objetiva dos resultados e ilustra de forma convincente as conclusões apresentadas. Contudo, para esse tipo de avaliação, deve se tomar os itens da organização do evento, avaliando assim, o que funcionou mais ou menos bem, o que funcionou regularmente ou até mesmo o que não funcionou.

Avaliação do Ponto de Vista dos Visitantes
Cada evento tem um tipo de avaliação, e os participantes sempre tem um tipo de visão diferenciada, portanto esse tipo de avaliação, feita pelos visitantes ali presentes, é de grande interesse do promotor do evento e do patrocinador, devido estes terem uma visão também crítica de forma que ajuda no aperfeiçoamento do próximo. É por isso, que o promotor do evento, faz um incentivo externo, fazendo um tipo de sorteio ou brinde, para atrair e contar com a colaboração de visitantes e presença dos mesmos. Portanto, tais incentivos e público ali presente, deve ser bem estudado, para que não tenha nenhum tipo de problema.

Apresentação dos Resultados aos Patrocinadores
Após toda essa avaliação de determinado evento, tem que haver uma discussão a respeito dos resultados alcançados, isso deve ser feito com o patrocinador, visando assim, não só fechar a avaliação como também, propiciar a venda da próxima edição ou do próximo evento que será organizado pelo promotor, podendo assim, ser discutida em diferentes etapas, conforme desejarem.

Nenhum comentário: